Submarino.com.br
E-book de Receitas
Receba as Receitas

Digite seu email:

Todas as Receitas
Publicidade







Categorias



postheadericon Panqueca de Espinafre e Ricota
16 jul 2010

1.607 visualizações

Ingredientes:

1 maço grande de espinafre
6 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1 xícaras (chá) de água
2 colheres (chá) de sal
2 ovos
1 pacote de ricota (500 g)
1 cebola média
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
manteiga ou margarina para untar

Modo de Preparo:

Para a Massa:

1. Lave bem todo o espinafre. Deixe de molho em água com hidrosteril (produto para matar bichinhos de folhas) por cinco minutos. Escorra a água e seque as folhas.

2. Corte o espinafre em tiras finas. Reserve.

3. No liquidificador, bata os ovos, a farinha, o leite, a água, a metade do sal e uma xícara (chá) de espinafre. Deixe descansar por dois minutos.

Para o Recheio:

1. Em uma panela grande (o suficiente para comportar o espinafre), coloque o azeite. Quando estiver quente, acrescente a cebola picada e deixe murchar. Junte os dentes de alho amassados ou espremidos. Adicione o espinafre. Misture bem. Não se assuste! O espinafre vai reduzir bastante. Escorra a água do espinafre.

2. Enquanto a massa repousa, coloque a ricota em uma recipiente fundo. Amasse-a com um garfo e acrescente o sal e o espinafre. Misture bem.

Para a Montagem:

1. Aqueça uma frigideira especial para panqueca ou uma frigideira rasa. Com a ajuda de um guardanapo de papel, espalhe um pouquinho de manteiga ou margarina no fundo da panela antes de preparar cada panqueca.

2. Leve a frigideira ao fogo médio.

3. Encha uma concha pequena com massa e despeje sobre a frigideira quente. As panquecas demoraram em média um minuto e meio para ficarem prontas.

4. Passe um pão duro ou espátula nas bordas da panqueca para desprendê-la do fundo da frigideira. Transfira a panqueca para uma superfície fria ou um prato. Repita o procedimento até acabar a massa.

5. Não coloque uma massa em cima da outra enquanto esfriam para elas não grudarem.

6. Coloque duas colheres (sopa) de recheio em uma das bordas da panqueca. Comece enrolando pelo lado do recheio.

7. Disponha as panquecas em uma travessa e sirva com um molho de tomate.

Tiane Brites é fundadora do Receitas Lights e do MagraEmergente.com. Atua como Consultora de Emagrecimento e Cuidadora de Pós-Cirúrgico. Nas horas vagas, adora preparar receitinhas lights e saborosas.



Deixe um comentário