Submarino.com.br
E-book de Receitas
Receba as Receitas

Digite seu email:

Todas as Receitas
Publicidade







Categorias



postheadericon Anel de espinafre
15 fev 2009

1.436 visualizações

Ingredientes:

– 400 g de folhas de espinafre
– 50 g de manteiga (temperatura ambiente)
– manteiga para untar
– 50 g de bacon em tirinhas
– 1 cebola picadinha
– 1 dente de alho picadinho
– 1/2 xícara (chá) de uvas passas claras
– 2/3 xícara (chá) de arroz italiano para risoto
– 1 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha
– 1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
– 2 ovos ligeiramente batidos
– 100 g de queijo parmesão ralado
– 1/2 xícara (chá) de amêndoas em lascas (pinoli ou nozes)
– farinha de rosca para polvilhar
– sal e pimenta-do-reino

Molho de queijo cremoso:

– 1 vidro de requeijão cremoso
– 50 g de queijo gorgonzola esmigalhado

Molho de limão:

– 500 ml de creme de leite fresco
– raspas e suco de 1 limão
– sal

(escolha o molho da sua preferência)

Modo de preparo:

Leve ao fogo uma panela com água. Assim que ferver, junte 1 pouco de sal e as folhas de espinafre. Deixe cozinhar por 2 minutos e escorra bem. Coloque as folhas bem secas sobre uma tábua e pique com uma faca. Reserve.

Em uma panela média, aqueça metade da manteiga. Junte o bacon, a cebola e deixe fritar até que comecem a dourar.

Adicione o alho e, assim que soltar perfume, acrescente o espinafre e as passas. Deixe no fogo por mais 1 minuto. Acerte o sal e a pimenta, retire do fogo e reserve.

Em uma panelinha, leve o caldo ao fogo. Assim que ferver, junte o vinho e aguarde 1 minuto. Adicione o arroz e cozinhe até que esteja al dente. Retire do fogo, despeje em uma assadeira e misture para ajudar a esfriar. Aqueça o forno a 180ºC (forno médio). Unte uma fôrma para pudim de 20 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com a farinha de rosca. Coloque uma panela com água para ferver para o banho-maria.

Em uma frigideira seca, doure ligeiramente as amêndoas. Reserve.

Em uma tigela, misture o arroz, o refogado de espinafre, os ovos, o queijo e o restante da manteiga. Acerte o sal e a pimenta. Junte as amêndoas, misture e despeje tudo na fôrma preparada.

Coloque a fôrma dentro de uma assadeira com a água fervendo e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, até que a crosta esteja corada e, enfiando um palito, ele saia limpo. Retire do forno, deixe repousar por 5 minutos e desenforme. Desvire o anel para que o lado crocante e mais bonito fique para cima. Despeje uma das opções de molho escolhido ao redor e sirva imediatamente.

Molho de queijo cremoso

Em uma panela pequena, aqueça o requeijão e o gorgonzola, misturando até derreter. Se estiver muito espesso, adicione um pouco de leite ou creme de leite fresco.

Molho de limão

Leve ao fogo o creme de leite e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Junte o suco de limão, acerte o sal e retire do fogo. Adicione as raspas de limão e misture.

Tiane Brites é fundadora do Receitas Lights e do MagraEmergente.com. Atua como Consultora de Emagrecimento e Cuidadora de Pós-Cirúrgico. Nas horas vagas, adora preparar receitinhas lights e saborosas.



Deixe um comentário